Professores

Adriana Marques Rossetto

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção, na área de concentração em Gestão Ambiental, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, atuando como professora permanente e coordenadora do Programa de Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental e sustentabilidade, políticas públicas e desenvolvimento urbano e regional, turismo sustentável. Atuou como consultora no Comitê Interdisciplinar da CAPES e atualmente colabora com o Comitê da Área de Ciências Ambientais. Participa de diversos conselhos editorais de periódicos e como consultora ad hoc de órgãos de fomento, comitês científico de eventos e periódicos das áreas em que desenvolve estudos. Líder do Grupo de Pesquisa “Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais”.

E-mail: amarquesrossetto@gmail.com
Sala:
Telefone: (48) 3721-7759
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3802510077342121

Alexandre Hering Coelho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia Civil – Universität Karlsruhe (TH) (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Operações de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: transportes, realidade aumentada, microssimulação de tráfego, laserscanning e sistema de informações geográficas.

E-mail: alexandre.coelho@ufsc.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3802040243557689

Amir Amir Mattar Valente

Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador de Desenvolvimento Tecnológico, nível 2 do CNPq. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atua no ensino de graduação junto ao curso de Engenharia Civil na UFSC e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial – PPGTG/UFSC. É Coordenador de projetos e pesquisas junto a ANTT, Ministério dos Transportes, DNIT, ANTAQ, SEP/PR e SAC/PR. Como pesquisador, é autor de dois livros, diversos artigos e trabalhos científicos, possui cinco registros de patentes junto ao INPI e é membro do corpo técnico da Revista da ANTT, membro do corpo editorial da Revista Gestão Industrial (online) e da Revista Production (UNESP), nas áreas de Engenharia de Transportes e Logística.

E-mail: amir.valente@ufsc.br
Sala:
Telefone: (48) 3721-2107 / (48) 3721-2109
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8607700007895519
Página pessoal: http://ppgtg.posgrad.ufsc.br/area-do-professor/amir-mattar-valente/

Ana Maria Ana Maria Bencciveni Franzoni

Ana Maria Bencciveni Franzoni é Engenheira Civil, Especialista em Gestão de Pessoas por Competência e Coaching, Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP. É professa Titular da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Coordena o Curso de Especialização em Operações Rodoviárias – UFSC/Labtrans/Dnit. Orienta alunos de PIBIC, conclusão de curso, estágio, mestrado e doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento Organizacional e Ambiental (CNPQ) – dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9547378691159321 . Participou do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Administração/UFSC. Tem experiência em educação a distância. Coordenadora e membro de projetos de pesquisa e extensão com ênfase em Gestão por Competência, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento e da Informação, Meio Ambiente, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Tem livros, capítulos de livros e vários artigos científicos publicados em revistas especializadas e anais de eventos no Brasil e no exterior.

E-mail: ana.franzoni@ufsc.br
Sala: 111 – Bloco A – ECV
Telefone: (48) 3721-7763
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9547378691159321

Arcângelo Loss

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) e Mestrado (2008), Doutorado (2011) e Pós-Doutorado (2012) em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia, Classificação, Fertilidade e Manejo de Solos. Atualmente é Professor Adjunto de Gênese, Morfologia e Classificação de Solos da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis. Os termos mais frequentes em sua contextualização científica são: carbono orgânico total do solo, frações oxidáveis do carbono, carbono orgânico particulado, carbono das substâncias húmicas, agregação do solo, fertilidade do solo, integração lavoura-pecuária, dejetos de suínos, agregados biogênicos, agregados fisiogênicos, sistema plantio direto agroecológico de hortaliças (SPDH).

E-mail: arcangelo.loss@ufsc.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0141309529524292

Carlos Vieira Carlos Antônio Oliveira Vieira

Dr. Carlos Antonio Oliveira Vieira, formou-se no Curso Técnico em Agrimensura em 1985, na Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC, Uruçuca-BA. Recebeu o título de Engenheiro Agrimensor (BSc) em Agosto de 1990, pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Concluiu seu mestrado em Sistemas e Computação/Cartografia Automatizada (MSc) em 1992, pelo Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro. Foi Professor Adjunto da Universidade do Estado do Tocantins em 1993 e em 1994 ingressou como professor assistente da Universidade Federal de Viçosa. Realizou seu treinamento de doutorado na Inglaterra de 1997 a 2000, onde conclui seu PhD em Geografia Física na Universidade de Nottingham no ano de 2000, defendendo a tese com o título: ?Accuracy of Remotely Sensing Classification of Agricultural Crops: A Comparative Study?. Em 2001 recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado, oferecido pela Remote Sensing Society (Londres, 11/09/2001). Ele recebeu ainda o prêmio de melhor artigo, intitulado: ?Techniques for estimating the positional and thematic accuracy of remotely sensed products?, submetido ao XII Simpósio brasileiro de Sensoriamento Remoto, em maio de 2005. De agosto de 2005 a Julho de 2006, realizou seu Pós-Doutorado em Geomática, na Universidade de Melbourne, Austrália. Foi professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da UFV até maço de 2010, quando se mudou para Florianópolis. Atualmente é professor Associado da UFSC, no Departamento de Geociências. Atuou na área acadêmica como coordenador do Núcleo de Geoprocessamento da UFV, por mais de 10 anos. Foi Chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFV, em um mandato. Foi presidente do conselho administrativo da FUNARBE (Fundação Arthur Bernardes) em dois mandatos. Atualmente é Chefe do Gabinete da Reitoria da UFSC. Atuou como membro dos conselhos superiores da UFV e UFSC, em diversos mandatos. Atua como revisor de artigos para o International Jounal of Remote Sensing, Revista Brasileira de Cartografia, PAB, e diversos conselho científicos de eventos nacionais e internacionais. Escreveu diversos artigos científicos e capítulos de livros, no Brasil e Exterior. Orientou diversos alunos de mestrado e doutorado. Seus interesses de pesquisa são: Sensoriamento Remoto (SR), Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).

E-mail: carlos.vieira@ufsc.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9546291359065240

Carlos Loch

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1979), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988). É professor da UFSC desde 1982, sendo prof Titular desde 1993 na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial. Atualmente é revisor de varias revistas, entre elas, da revista brasileira de cartografia, árvore da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade do Estado de Santa Catarina, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Ciência rural,ciência do solo, membro titular da comissão de cadastro e gestão territorial da Sociedade Brasileira de Cartografia, representante estrangeiro – Deutsche Geodätische Kommission. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, planejamento Regional e urbano, Plano Diretor Municipal, geoprocessamento como ferramenta de gestão territorial e ambiental, novas tecnologias, pericia criminal ambiental, avaliação de produtos cartográficos, Transparência na gestão pública baseada na qualidade da informação, Coord. da Pós-graduação em Eng de Transporte e Gestão Territorial.

E-mail: carlos.loch@ufsc.br
Sala:
Telefone: (48) 3721-2397 / (48) 3721-2398
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1573696350142408

Lobo Eduardo Lobo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e pós-doutorado em Educação e Tecnologia, pela PUC-SP. Foi diretor de Educação a Distância do Grupo Kroton Educacional. Atua como avaliador do INEP/MEC e também como consultor AD HOC do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e de Santa Catarina. Tem experiência na área de Gestão, Consultoria e Projetos de Ensino Superior, Administração e Custos de Programas de EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Produção, Transportes e Logística, Ensino Superior, EAD, Gestão de Projetos e tecnologia. Atualmente é professor adjunto e chefe do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – CAD/UFSC, pesquisador/colaborador do Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans/UFSC e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial – PPGTG/UFSC.

E-mail:: eduardo.lobo@ufsc.br
Sala: 132 – CSE
Telefone: (48) 3721-4925
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0477098191818007

Everton da Silva

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela União das Faculdades de Criciúma (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professor Adjunto I do Departamento de Geociências do Curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como coordenador de projetos da Aeroimagem Aerofotogrametria S/A. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Cadastro, atuando principalmente nos seguintes temas: cadastro técnico multifinalitário, tributação imobiliária, avaliação em massa de imóveis, análise multivariada e geoprocessamento.

E-mail: everton.silva@ufsc.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7515400235413198

Francisco Henrique de Oliveira

Graduou-se em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 1993. Obteve o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2002. Em 2012, como bolsista do CNPq realizou no primeiro semestre seu pós-doutorado na RWTH – Aachen University ? Instituto de Geodésia ? Alemanha, e no segundo semestre do mesmo ano continuou seu pós doc na UNI – University of Northern Iowa ? Departamento de Geografia – EUA, tendo como foco a temática do Cadastro Territorial Multifinalitário. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professor colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor convidado do Lincoln Institute of Land Policy ? Boston – USA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cadastro Territorial Multifinalitário, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia, cartografia digital, cadastro técnico multifinalitário e cartografia temática.

E-mail: chicoliver@yahoo.com.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3660344606587105

João Carlos João Carlos Souza

Professor titular no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Civil (1980), mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (1996). De 1980 até 1995 trabalhou nas áreas de engenharia de incêndio, planejamento urbano e de transportes, projeto e construção de edifícios. Desde 1995 é professor no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, ministrando disciplinas nas áreas de tecnologia da edificação, planejamento de transportes, logística e engenharia de incêndios. É professor Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Gestão Territorial e Transportes. Já atuou no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, todos na UFSC. Orientou 7 teses de doutorado, 35 dissertações de mestrado e 10 monografias de especialização. Publicou 7 capítulos de livros, 15 artigos em periódicos especializados e 75 trabalhos em anais de eventos. Pesquisador nível 2 do CNPQ, realiza estudos nas áreas de Logística Humanitária, Logística Emergencial, Logística Reversa, Planejamento de transportes e Prevenção contra Incêndios.

E-mail: jcsouza@arq.ufsc.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7323531303467032

Jurgen Jürgen Wilhelm Philips

Possui graduação/mestrado (integrado) em Geodésia pela Universidade de Bonn na Alemanha (1973) e doutorado (Dr.-Ing.) em Geodésia e Fotogrametria (1981) na RWTH Aachen, “Rheinisch Westfälische Technische Hochschule Aachen”, também na Alemanha. Foi professor assistente na RWTH Aachen e professor visitante nas universidades del Yulia em Maracaibo/Veneyuela, na UPTC de Tunja/Colombia e na UFPR de Recife/Brasil. Executou projetos de fotogrametria em Ras al Khaima e Julfa nos Emirados Arabes Unidos e Mohenjo Daro em Paquistão. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas Ciências Geodésicas em geral e nas aplicacaões em Cadastro Tecnico Multifinalitario, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de cadastros, cadastro técnico multifinalitário, cadastro de imóveis rurais e urbanos, legislação territorial, ordenamento e reordenamento territorial, aerolevantamento e georreferenciamento plani-altimetrico, cadastro -3D, teoria de erros e ajustamento de observações, agrimensura e cartografia legal.

E-mail: jphilips@gmx.net
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7496095027894017

Lenise Lenise Grando Goldner

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutorado na Universidade Politécnica da Cataluña. Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Tráfego, atuando principalmente nos seguintes temas: shopping centers, pólos geradores de viagens, aeroportos, segurança viária, estacionamentos, mobilidade urbana. Aposentou-se em agosto de 2013. Atualmente é professora voluntária do Programa de pós-graduação em Engenharia Civil -PPGEC- e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial – PPGTG, ambos da UFSC.

E-mail: lenisegg@yahoo.com.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7705198112002788

Lia Lia Caetano Bastos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Planejamento e Projeto Urbanos e Regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, tomada de decisão, sistema de informações geográficas e qualidade da informação.

E-mail: lia.c.bastos@ufsc.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7383221421443606

Noronha Marcos Aurélio Marques Noronha

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e University of Stuttgart, Alemanha (1995-1996, programa-sanduíche), pós-doutorado pela Technical University of Graz, Áustria (2004), e pós-doutorado pela University of California, Davis (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, após ter atuado por 11 anos como professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Túneis, atuando principalmente nos seguintes temas: sondas de perfuração, máquinas tuneladoras, obras subterrâneas, infra-estrutura subterrânea de transportes. O seu principal trabalho de pesquisa atualmente é voltado para novos desenvolvimentos tecnológicos de sondas de perfuração e máquinas tuneladoras de alto desempenho.

E-mail: marques.noronha@gmail.com
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2343531640105191

Norberto Norberto Hochheim

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutorado em Sciences Du Bois – Universite de Nancy I (1991). É professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação de imóveis, planta de valores genéricos, engenharia de avaliações, análise de investimentos.

E-mail: hochheim@gmail.com
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3490351932905667

Agripino Osvaldo Agripino de Castro Junior

Professor do Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica da Univali (www.univali.br/ppcj) – CAPES 5, do Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial/Labtrans/UFSC (ppgtg.posgrad.ufsc.br) e convidado do International Maritime Law Institute (IMO/ONU/Malta), da FGV/Rio, PUC/SP e Academia Judicial (TJ-SC). Advogado consultivo e contencioso desde 1992, inscrito na OAB/SC e RJ, com escritório em Itajaí, SC (www.agripinoeferreira.com.br) e correspondentes. Desde 1981 atua no setor de transportes, portos e comércio exterior e em Câmaras de Arbitragem. Líder do Grupo de Pesquisa Regulação da Infraestrutura e Juridicidade da Atividade Portuária (CNPq/2005-2015) com ênfase na criação de ambiente institucional eficiente para desenvolver negócios, com segurança jurídica para investidores, empresas de transportes, terminais portuários públicos e privados, agentes intermediários (NVOCC, freight forwarder e agente marítimo), seguradoras, despachantes aduaneiros, importadores e exportadores. Pesquisa a solução dos problemas de alta complexidade jurídica, política, econômica que envolvem a logística, portos, hidrovias, cabotagem/longo curso (IMO), construção naval, arbitragem e controle aduaneiro/GATS/OMC, objetivando o aumento da competitividade e da sustentabilidade do COMEX e da matriz de transportes. Graduado em Ciências Náuticas (Ciaga,1983) e Direito (UERJ,1992), Mestre em Direito Constitucional (PUC/Rio,1996) e Doutor em Direito e Desenvolvimento (CPGD/UFSC, 2001). Visiting Scholar na Stanford Law School/2000 e Pós-Doutorado na KSG, Harvard University/2007-08 (bolsa CAPES). Experiência a bordo de diversos tipos de navios mercantes como Piloto (1983/87), quando viajou para 27 países como tripulante da Transpetro, Vale do Rio Doce, Libra, Frota Oceânica e Cia. Paulista, operou em 65 portos e visitou outros 35. Palestrante em universidades nos EUA, Malta, Macau, China, México, Hungria, FIESP, MDIC, AGU, TV Justiça/Senado e Tribunal Marítimo, entre outros. Membro do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB, 1998) e do IIDM-Brasil, recebeu o Prêmio Raviña-Goni (2º lugar) no Congresso do Panamá (2011) e a Medalha Mérito Tamandaré/2013, do Comandante da Marinha. Autor e organizador de 21 livros e 120 artigos e capítulos de livros, publicados no Brasil e exterior (Oxford University Press), e do I Congresso Bras. das Comissões de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB (2012). Co-fundador do Fórum Nac. dos Secretários Estaduais da Indústria Naval e Portos (2011- ). Colunista da Revista Portos e Navios, InPort, Economia e Negócios e PortoGente. Membro do Conselho Editorial Revista Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário (IOB, Sage), da Revista de Literatura dos Transportes (RELIT-ITA, 2011-12) e da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/SC. Diretor da Escola Superior de Advocacia/OAB/RJ (1998-99) e Consultor da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/SP (2013-15) e de empresas e de órgãos públicos. Parecerista em Direito Marítimo, Portuário, Aduaneiro e Regulatório. Membro das listas de árbitros da CAMEDIARB (Itajaí), CBAM (Arbitragem Marítima, RJ), CAMFIEP (Curitiba), CMAJ (Joinville), CAMESC e expert witness em arbitragens (CIESP, FIESP).

E-mail: agripino@univali.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3800528083142095

Higashi Rafael Augusto dos Reis Higashi

Engenheiro Civil com mestrado e doutorado em Engenharia Civil (Infraestrutura Viária) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002/2006). Atualmente é professor Adjunto DE da UFSC atuante na graduação e no Programa de Pós-graduação em Gestão Territorial e Transportes (PPGTG) e no Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (PPGDN). Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento geotécnico, geoprocessamento, Mapeamento de áreas suscetíveis a movimentos de massa, aterro sobre solos moles, estabilização de encostas e uso de Sistemas de Informações Geográficas.

E-mail: rafael.higashi@ufsc.br
Sala:
Telefone:
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8799595216218651