Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa de Avaliações e Perícias

Supervisor: Norberto Hochheim
O Grupo de Pesquisa de Avaliações atua na área de Engenharia de Avaliações, que é de suma importância na Gestão Territorial. Como o valor do imóvel reflete a situação local de desenvolvimento (imóveis de alto valor geralmente estão situados em locais bem servidos de infraestrutura, com boa acessibilidade e condições de segurança), sua identificação serve de apoio na identificação de áreas prioritárias para ações de desenvolvimento. Ações de desapropriação, comuns em obras públicas, não podem prescindir da determinação do justo valor a ser indenizado. O valor dos imóveis também é base de cálculo para cobrança de importantes tributos municipais (IPTU e ITBI), estaduais (ITCMD) e federais (foro, taxa de ocupação e laudêmio envolvendo terrenos de marinha). Somente uma planta de valores genéricos atualizada e elaborada segundo os preceitos da engenharia de avaliações pode proporcionar uma cobrança justa e equitativa destes tributos. Colimando estes objetivos, o Grupo de Pesquisa de Avaliações tem desenvolvido pesquisas envolvendo geoinformação e técnicas avaliatórias tradicionais bem como técnicas alternativas, usando inferência espacial, geoestatística, redes neurais, análise de envoltória de dados sob dupla ótica, dentre outras.

Site: www.geap.ufsc.br

Telefone: (48) 3721-5167

Grupo de Pesquisa em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial – GT Cadastro

Supervisores: Carlos Loch; Jürgen Wilhelm Philips
O GT CADASTRO é fruto de parcerias desenvolvidas por pesquisadores da área do Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, por algumas décadas, junto às instituições alemãs, como por exemplo, a Universidade de Karlsruhe, O grupo ficou conhecido nacionalmente como sendo o pioneiro nesta área, em toda a América Latina desde 1991 quando implantou na UFSC o Mestrado em Cadastro Técnico Multifinalitário do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Atualmente o grupo vem atuando na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial,além do Mestrado, também no Doutorado implantado em março/2000. “O cadastro técnico multifinalitário é básico para o planejamento de um país, estados, municipios e propriedades imobiliárias, pois não há desenvolvimento sem o conhecimento do seu território”, o GT Cadastro vem desenvolvendo grande número de atividades e parcerias, com Instituições nacionais e internacionais.

Sites: cobrac.ufsc.br / www.labfsg.ufsc.br

Telefone: (48) 3721-2398

Grupo de Pesquisas em Sistemas de Transportes

Supervisor: Amir Mattar Valente
As repercussões estão voltadas para a melhoria da prática da gestão de sistemas de transporte. As pesquisas se dão junto ao Laboratório de Transportes e Logística – LabTrans/UFSC, considerando pesquisas de Iniciação Científica, desenvolvimento de Dissertações e Teses bem como outras pesquisas avançadas. A divulgação dos resultados se dá normalmente através de publicações de artigos, teses, dissertações e palestras, bem como através do atendimento a entidades governamentais, ANTT, DNIT, Ministério dos Transportes, ANTAQ, SAC/PR, SEP/PR, VALEC.

Telefone: (48) 3721-2107